
Esta é a história de como eu, «la profe exigente» segundo meus alunos, entre desafios, aprendizados e até várias mudanças, acabei reinventando o jeito de ensinar espanhol.
Meus primeiros passos
Sou argentina e, em 1994, me mudei para o Brasil.
Chego em Ribeirão Preto, uma cidade que me recebeu maravilhosamente, e, poucos meses depois, já estou dando aulas em três escolas de idiomas.
E quando eu digo «de idiomas», é porque ensinavam quase todos! Inglês, francês, japonês…
E o espanhol?
Bom, essa é a primeira anedota dessa história.
Como professora de espanhol, notei que muitos alunos vinham sem realmente querer aprender; estavam ali só porque espanhol era um “brinde” que vinham junto com o curso de inglês.
E, embora eu ensinasse com dedicação, logo percebi que não tinha o compromisso de alguns alunos.
O dia que desafiei as regras das franquicias
Outro desafio era o método rígido das franquias: nada de gramática, apenas frases decoradas. Até que, numa dessas aulas, um aluno me questionou: “Por que ‘mi casa’ em vez de ‘mía casa’?”
Ele queria uma explicação mais profunda, algo que relacionasse com outros idiomas que ele conhecia. Em dois minutos, expliquei a diferença, e ele saiu da aula com aquele conhecimento. Mas o diretor ouviu, me chamou e, bom, fui “convidada a sair.”
No entanto, fiquei estranhamente satisfeita, pois sabia que tinha feito algo valioso.
Das aulas em casa ao sonho da escola própria
Então, decidi tentar outra coisa. Comecei a dar aulas em casa e, em um ano, minha agenda estava completa!
Em 1996, abri minha primeira escola de espanhol, algo que muitos consideravam “loucura”, mas que logo ganhou fama.
Em poucos anos, minha escola se tornou um centro DELE e uma referência para quem queria aprender de verdade.
Desde o início, minhas aulas nunca foram sobre grandes descontos, mas sobre qualidade e resultados.
Voltar para a Argentina: uma pausa necessária
Em 2013, voltei a Buenos Aires com a intenção de abrir outra unidade. Mas, por motivos de saúde, precisei pausar.
Nesse tempo, percebi o quanto eu sentia falta da sala de aula e o quanto ensinar era parte de mim.
Nesse crecimento acelerado que havia conseguido com a minha escola havia sido forçada mais a administrar do que a estar na sala de aula.
A pandemia e a nova oportunidade
Com a pandemia, minhas aulas se tornaram virtuais e em 2021, com uma agenda lotada de alunos do Brasil e de várias partes, entendi algo crucial: muitas das minhas aulas iniciais poderiam ser gravadas, permitindo que eu dedicasse mais tempo à interação e prática com os alunos.
Assim nasceu a versão 4.0 do meu método, que combina o conteúdo gravado com encontros ao vivo e um olhar atento às necessidades dos alunos brasileiros.
Hoje, meu método evolui junto com os tempos e meus alunos, tornando o aprendizado do espanhol mais acessível e, acima de tudo, mais apaixonante.
